WhatsApp%25252520Image%252525202021-04-1

IRRADIANDO A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

por Dalwton Moura

Compositor, poeta, dramaturgo, Alan Mendonça, lança neste domingo, 18/4, o site da editora Radiadora, em live com dezenas de artistas

Neste domingo, 18/4, Alan Mendonça, compositor, poeta, dramaturgo, produtor cultural, editor, autor ou colaborador em 15 livros, quatro discos e 11 espetáculos teatrais, aniversaria e celebra também o aniversário da editora Radiadora, que comemora quatro anos de atividades. Nesse dia, será lançado oficialmente o site www.radiadora.com.br

A comemoração inclui a realização de uma live no domingo, a partir das 17h, pelo instagram da editora, @editora_radiadora, com vários convidados da música, da literatura, do teatro, da imprensa, entre outras pessoas que colaboram com a editora. 

Em celebração ao lançamento do site e à semana de aniversário da cidade de Fortaleza, domingo, dia 18, também será a afirmação da disponibilidade gratuita para download do livro mais recente do autor: “Fortaleza Cantada – um diálogo lítero-musical sobre a cidade” (Editoria Radiadora, 2021). Um livro sobre canções que têm a cidade de Fortaleza, total ou partes dela, concreta ou metaforicamente, como motivo criativo. 

"É um passeio pela história da música brasileira, da música cearense, da própria cidade de Fortaleza e da relação entre a cidade e o sujeito-criador: sob as várias formas de discurso em que as canções que abordam a cidade são criadas", destaca Alan Mendonça, parceiro de dezenas de compositores, como Liduíno Pitombeira, Rafael Torres e Ayrton Pessoa, Joyce Custódio, Rogério Franco, Fernando Rosa, Lenine Rodrigues, Caio Castelo, entre vários outros.

Além de escritor, compositor, dramaturgo, editor e produtor cultural, Alan Mendonça é graduado em Letras, mestre em Linguística Aplicada, especialista em Arte e Educação. Coordenou o Café Literário na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Entre os anos de 2017 e 2019, exerceu as funções de Coordenador do FLLLEC (Fórum de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca do Estado do Ceará) e de Conselheiro de Literatura no Conselho de Políticas Culturais do Ceará. 

Radiadora

A Radiadora, de Alan Mendonça, é uma editora que, desde 2017, se propõe irradiar a literatura feita no Ceará grande, para além da capital, no Ceará amplo, para que se possa abrir espaços e encontrar leitores pelo Estado, pelo Nordeste, pelo Brasil e pelo mundo. 

O nome, Radiadora, vai direto à raiz do próprio Alan, da multiplicidade no seu fazer artístico: a radiadora da praça de Russas, sua cidade-mãe, de onde soava de tudo que era palavra cantada sonorizando seu cinema de caixa de papelão no seu andar pelas ruas da rua, do centro da cidadela, de seu mundo. Hoje, a editora já pôs possíveis aos olhos mais de 20 títulos, sendo a maioria de autores do interior do Ceará. "Estradarias de uma palavra muito forte voadeira de todos os cantos".

Convidados confirmados da live de domingo,18/4, a partir das 17h:

Aparecida Silvino, Calé Alencar, Claudiana Alencar, Cleydson Catarina, Dércio Braúna, Dalwton Moura, Davi Silvino, Edmar Gonçalves, Fabiana Azeredo, Felipe Breier, Fernando Leão, Hertenha Glauce, Isaac Cândido, Joana Angélica, João Pirambu, Joyce Custódio, Lenine Rodrigues, Léo de Oliveira, Leo Mackellene, Lia Leite, Lia Veras, Liduino Pitombeira, Lilian Martins, Mailson Furtado, Makito Vieira, Marcos Paulo Leão, Marcos Sampaio, Nirton Venancio, Roberta Laena, Rogério Franco, Simone Sousa.

Contatos:
(85) 999442220 (whatsapp)
@alan_mendonca_nadaoficial
@palavradealan
@editora_radiadora
alanmendonca1@gmail.com
radiadora@gmail.com